FURNAS e PNUD promovem seminário para discutir cumprimento do Acordo de Paris e do ODS 7

Na foto : Ricardo Medeiros e Niky Fabiancic



Com Informações de Furnas e PNUD.


Nesta segunda feira dia 17 de setembro, a empresa de energia FURNAS sediou o seminário "Diálogos sobre Geração de Energia para o cumprimento da Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil para o Alcance do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável". Organizado em parceria pelo PNUD e a empresa  Teve como discussão os principais avanços e desafios do setor energético, com foco no cumprimento da Agenda 2030 e dos 17 ODS.


O seminário contou com a presença do coordenador residente do Sistema ONU e representante do PNUD Brasil, Niky Fabiancic e o Diretor de Finanças de FURNAS, Jenner Guimarães do Rêgo.


Fabiancic anunciou o lançamento do “Glossário de Termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7: Energia limpa e acessível”. O documento produzido pelo Grupo Assessor da ONU para a Agenda 2030 com o apoio de FURNAS,  busca, segundo o representante do PNUD no Brasil “uma discussão mais aprofundada da relação produção versus consumo de energia e pretende servir de subsídio para o debate sobre políticas públicas, de forma neutra, entre instituições e indivíduos”.


Aconteceram dois painéis de discussão que reuniram especialistas durante o evento. O primeiro deles  teve como tema os “Desafios Globais do Setor Energético para a Implementação do Acordo de Paris e dos ODS”. Com os painelistas: Secretário de Mudanças do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Thiago Mendes; o Diretor do Departamento de Políticas em Mudanças do Clima do MMA, José Miguez; o Representante da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luciano Oliveira; e o Assessor Sênior do PNUD Brasil e Coordenador do Centro RIO+, Haroldo Machado Filho. A moderação ficou a cargo da Gerente de Sustentabilidade Empresarial de FURNAS, Lisângela Reis.


O painel que fechou o ciclo de debates teve como tema “Perspectivas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Setor Energético no Brasil”. Nele os especialistas, Jacinto Pimentel e Paulo de Miranda, discorreram sobre o Desenvolvimento do Ônibus Elétrico: Híbrido Elétrico Hidrogênio e 100% Elétrico. Rafael Malheiro e Josiel dos Santos apresentaram a Contribuição Sustentável do Aproveitamento da Energia das Ondas do Mar, enquanto Luciano Infiesta e Cassius Ricardo Nascimento explanaram sobre Aproveitamento Energético e Geração de Energia Elétrica de Resíduos Sólidos Urbanos a partir de Reator Termoquímico.




Para fazer o download do "Glossário do ODS 7".

Para mais informações ONU Brasil - Furnas