Dia Internacional da Paz

De acordo com o ODS 16 da Agenda 2030: “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

Todos os anos, o Dia Internacional da Paz é celebrado no dia 21 de Setembro, no mundo inteiro. A Assembleia Geral da ONU declarou que este dia deve ser devotado ao fortalecimento dos ideais de paz, entre todos os povos e nações. O tema para marcar a data este ano de 2018 faz é: “O Direito à Paz - Declaração Universal dos Direitos Humanos aos 70”.

No dia 22 de setembro (sábado), RIO+ Centre fez parte de um momento inédito para atingirmos esse importante objetivo, que é a busca pela paz. A Celebração Mundial da Paz Interior (WIPC 2018), foi realizado, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o evento contou com mais de 1 milhão de pessoas em 6 continentes ao redor de todo o mundo. 

O Analista de Desenvolvimento Sustentável do Centro Rio+ da ONU, Lorenzo Casagrande participou do Fórum da Paz Interior, onde apresentou a Agenda 2030 das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Relacionou que é preciso refletir sobre como nosso dia-a-dia impacta nosso entorno. Que o modelo de desenvolvimento que precisa ser mudado é nosso modo de vida. Precisamos olhar para dentro, para as nossas ações pois a mudança que se quer para o planeta começa conosco.