Contagem regressiva: um ODS por dia

Contagem ODS

A contagem regressiva para a adoção do novo conjunto de objetivos globais de desenvolvimento já começou e representa o ápice de mais de dois anos de discussão, debate e negociação entre países sobre uma agenda de desenvolvimento que pode efetivamente ampliar o bem-estar das pessoas e do planeta. A Agenda Pós-2015, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), vai definir a narrativa de desenvolvimento e guiar o trabalho de formuladores de políticas e stakeholders durante os próximos 15 anos, até 2030. A ambiciosa Agenda Pós-2015, com seus ODS, vai substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) aproveitando seus alicerces, avanços e diversos aprendizados.

A agenda dos ODS promete trazer a questão do desenvolvimento para a abordagem dos ODM, que destacava principalmente de redução de pobreza, alocando uma ênfase maior em uma abordagem integrada que conecta dimensões socais, ambientais, políticas e econômicas de desenvolvimento ao mesmo tempo em que dá prioridade para assuntos como desigualdade, direitos humanos e dignidade para todos.

Em um mundo cada vez mais multipolar, o princípio de um conjunto de ODS universalmente aplicável – tornando-o aplicável para países ricos e pobres da mesma maneira – possui o potencial de diluir as tradicionais dinâmicas norte-sul que moldaram as práticas de desenvolvimento por décadas, e de promover cooperação sul-sul e triangular em várias áreas cobertas pelos ODS. Além disso, mensurar progresso em relação a pontos de referência de desenvolvimento equitativo e sustentável pode ter um efeito poderoso de nivelar diferenças entre países do norte e sul global, demonstrando que eles podem estar mais próximos que o sugerido por medidas convencionais de progresso.

O lançamento da Agenda Pós-2015 durante a Cúpula da ONU em Nova Iorque (entre 25 – 27 de Setembro) é o auge de um processo participativo sem precedente iniciado durante a Conferência Rio +20. Desde então, vários grupos, governos, indivíduos e organizações despenderam inúmeras horas para criar esta proposta. Este momento é particularmente importante para o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD (Centro RIO+), um legado da Conferência Rio+20, já que ele marcará o início de uma nova era de desenvolvimento sustentável que tem como objetivo não deixar ninguém para trás até 2030.

Seguindo nossa missão de ser um centro de iniciativas de desenvolvimento sustentável, o Centro RIO+ está iniciando uma contagem regressiva de 17 dias até o lançamento oficial dos ODS na Cúpula da ONU.  A cada dia um dos ODS será apresentado (começando com o ODS 17), com uma breve explicação de sua natureza, alguns de seus aspectos principais e um exemplo como o Centro RIO+ e o PNUD pretendem avançar estes Objetivos. Nosso objetivo é aumentar a consciência sobre este assunto e incentivar uma ampla gama de atores a se engajar na fase de implementação que terá início em seguida. Fique conectado e compartilhe sua opinião em relação a essa iniciativa de #ação2015!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: